sexta-feira, 17 de abril de 2009

Comentários sobre o texto

Senhores:

O primeiro texto a ser comentado é de Machado de Assis, o maior escritor brasileiro. Como orientação para suas observações, informo que vocês devem levar em conta o papel de cada personagem no texto, considerando os seguintes questionamentos:

1. Que indicações já havia no decorrer do texto sobre a traição?

2. O personagem central era realmente honesto?

3. Levando em conta o contexto histórico, por que se poderia considerar o comportamento da mulher justificável?

8 comentários:

  1. As indicações de traição são: o Gustavo que ia todas as noites na casa de Honório e tinha um indizível prazer em ouvir D. Amélia tocar piano;à angústia, tédio e carência que D.Amélia sentia e sua preocupação com o desaparecimento da carteira de Gustavo.

    Honório foi honesto por não ter lido os bilhetinhos contidos na carteira e por devolve-la para seu amigo Gustavo mesmo sabendo que com o dinheiro podia pagar suas contas.

    Levando em conta o contexto histórico o comportamento de D.Amélia era justificável devido: a solidão em que vivia,pois o marido trabalhava o dia todo e não contava nada a mulher sobre o trabalho e sua situação financeira; Gustavo que ao contrário do marido estava sempre presente.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O texto expõe tamanha honestidade do personagem central que se acentua firmemente na sua terrível dúvida sobre o uso do dinheiro encontrado na carteira achada no chão e com sua devolução ao estar ciente de quem a pertencia.
    Sua esposa que se caracteriza como ausente, tonta e intima de Gustavo. Que freqüentava a casa dos mesmos, e em todos os dias a escutava tocar piano, com indizível prazer. Onde sua aproximação deixava a desejar uma suposta traição. E assim confirmando-se com seu espanto a chegada importuna de seu esposo.
    Dona Amélia não agia da mesma forma de Honório, percebia mudanças como o fato do marido estar com os olhos molhados beijando a filha e não conseguia expor a mesma alegria momentânea que o marido expunha tantas às vezes. Fazendo assim se aproximar cada vez mais de Gustavo presente em todos os instantes.

    ResponderExcluir
  4. Kevin Lima Pinto - 1001B

    No conto de Machado De Assis, ''A Carteira'' , ele mostra como realmente era a situação familiar e de todos em geral naquela época, em finais do séc. XIX, onde a mulher, representada no texto pela D. Amélia , era subordinada e dependente do marido, no caso o Honório e como os maridos, representaos pelo mesmo, eram vaidosos em relação a sua família, ou seja, não aparentavam estar mal em relação à algo, no caso do texto, o Honório lidava com problemas financeiros.
    Honório, de uma certa forma era honesto, pois tentava de alguma forma pagar suas dívidas, além de não ter se iludido muito com as carteiras e ter devolvido elas adequadamente, sem ler bilhetes, pegar dinheiro etc...
    No decorrer do texto, várias ''pistas'' do caso entre D. Amélia e Gustavo foram deixadas, como o indescritível prazer que Gustavo sentia ao escutar as músicas alemães tocadas no piando pela D. Amélia, além da grande preocupação da mesma em relação ao desaparecimento da carteira de Gustavo.
    O Comportamento de D. Amélia no texto pode ser justificado levando em conta sua solidão e a ausência que sentia do marido, o texto também mostra de forma bem clara que o relacionamento só era mantido pelos presentes que Honório a concebia, fazendo com que sua esposa se divertisse por algum tempo, mas gerando dívidas imensas, à ponto de não poder comprar mais ''presentinhos''.

    ResponderExcluir
  5. Bibiane Pereira.

    O texto nos mostra situações duvidosas da fidelidade de D. Amélia para Honório. Primeiramente pela constante presença de Gustavo em sua residência, sem nenhum fundamento. E também pelo prazer incomum que ele tinha em ouvir a música alemã tocada por ela.

    Não podemos considerar Honório honesto.Com sua esposa, por exemplo, ele naum deixava transparecer seus reais sentimentos, e a presenteava com o que naum podia pagar e fingia poder.
    Com Gustavo, Honório simplesmente foi generoso em devolver aquilo que não o pertencia.No final, amargurado, não recebeu qualquer reconhecimento ou gratidão do então "amigo" que o traía friamente.

    No texto o comportamento de D.Amélia era justificável pois Honório, além de não compartilhar com ela tudo o que se passava por sua vida, tentava suprir sua ausência familiar agradando ela com ocasiões e objetos que ele não podia pagar,porém dissimulava poder.

    ResponderExcluir
  6. Ja aparecia no texto algumas indicaçoes sobre a traiçao como, o fato de D.Amelia mulher do personagem principal Honorio no caso, se sentir ensatisfeita com o casamento, tambem o fato da constante presença de gustavo em sua residencia sem um motivo qualquer.

    Temos 2 pontos de vista anilazando sua relaçao com sua esposa Amelia podemos dizer que o personagem nao foi honesto escondendo sua real situaçao financeira e por toda a dificuldade que realmente estava passando, ja analizando o acorrido da carteira ele se mostrou uma pessoa honesta por 2 coisas, primeiro por ter uma enorme duvida se iria ou nao gastar o dinheiro encontrado, e segundo por ter devolvido a carteira ao seu verdadeiro dono.

    O comportamento da mulher poderia se considerar justifical por acontecimentos como o fato de Honorio ser pouco presente em casa, nao partilhar com sua esposa de sua vida e tentar compra-la com bens materiais.

    ResponderExcluir
  7. Higor F. Santos - 1001B

    Havia no texto algumas indicações da traição de dona amélia começando pelo fato de Gustavo estar todas as noites na casa de Honorio mesmo em ausencia restando na casa apenas ele e dona Amélia q sempre estava sozinha em casa.

    Honorio, o personagem central,não era completamente honesto, honesto ele era pois não usou o dinheiro q não lhe pertencia para pagar suas dividas, porem, não teve coragem de contar a esposa ou aos amigos de sua real situação financeira tudo por conta de sua vaidade.

    O comportamento de dona Amélia poderia ser justificado pelo fato de estar sempre solitaria pois o marido estava sempre trabalhando e tambem pela falta de atenção do mesmo que estava muito preucupado com sua situação financeirah para perceber a traição da mulher.

    ResponderExcluir
  8. Percebe-se o começo de uma traição ,pelo fato de o ''amigo'' Gustavo não sair da casa de Honório ,mesmo que fosse para simplesmente jantar ou ouvir a música tocada pela D.Amélia.


    Sim,Honório sempre foi honesto,porque desde o momento que ele achou a carteira ele estava em dúvida com o que fazer com ela , se devolvia ou pagava suas contas,na carteira havia o valor para pagar todas as contas e ainda iria sobrar um dinheiro para levar a D.Amélia para jantar.Mas como ele soube o verdadeiro dono da carteira,e ainda o dono era seu amigo ele tomou a atitude de devolvê-la !


    A mulher como passava todo o seu tempo solitária em casa,e o marido sempre trabalhando para dar o melhor a sua família ela se sentiu carente ao longo do tempo,e Gustavo aproveitando disso,não saía da casa de Honório,procurando sempre estar perto de D.Amélia!


    Lucas Cardoso - 1001b

    ResponderExcluir